Cocaína movimenta US$ 50 bilhões no mundo, aponta relatório da ONU

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Uma das drogas mais rentáveis do mundo, a cocaína, movimenta cerca de US$ 50 bilhões por ano segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

A análise do diretor executivo do UNODC, Antonio Costa, é que enquanto os índices de pureza e o número de apreensões --nos principais países consumidores-- estão diminuindo, os preços estão aumentando, e os padrões de consumo estão em evolução. "Isso pode ajudar a explicar o terrível aumento nos índices de violência em países como o México. Na América Central, os carteis estão disputando um mercado em retração", disse Costa.

O documento foi lançado em Washington (EUA) e tem 314 páginas. Ele foi elaborado devido ao Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, lembrado na próxima sexta-feira (26).

O documento aponta que a produção de cocaína em 2008 foi de 845 toneladas, a menor dos últimos cinco anos.

O fator determinante para a queda foi o declínio de produção na Colômbia, país que produz a metade da cocaína no mundo. Houve redução de 18% no cultivo e uma redução de 28% na produção da droga, em comparação com 2007. A contrapartida é que mercados emergentes da droga, tais como Peru e Bolívia, apresentaram elevação.

Segundo o diretor executivo, a queda na apreensão do produto na África Central deve ter como reflexo a diminuição do fluxo de cocaína após cinco anos de intenso crescimento. Entretanto, ele afirmou que o binômio violência e instabilidade política relacionada às drogas, como é o caso de Guiné-Bissau, só poderá ser erradicado com o auxílio da Europa. "Enquanto houver demanda por drogas, os países mais vulneráveis continuarão sendo alvos dos traficantes. Se a Europa realmente quiser ajudar a África, deve diminuir seu apetite por cocaína", disse Costa.

Graças a Uol



E Querem acabar com uma das melhores rendas da economia no mundo!!!! :C


Claro que é Zuera... xD, mas enfim, quem poderia imaginar como as Drogas rendem financeiramente em todo o mundo?? coisa de Louco...

3 comentários:

Marcus 24 de junho de 2009 às 20:30  

podia cobra imposto neh!! kk

dj Kleber - "o dialeto" sonoro 25 de junho de 2009 às 11:25  

Impressionante é o video de como é feita a cocaina. (you tube)
Enquanto isso, milhares ficam milionário e muitos com o nariz entupido.

CKO 26 de junho de 2009 às 01:28  

dorgas na~um!!1

Seguidores

Publicidade

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP