Dia da Doação de Orgãos

domingo, 27 de setembro de 2009

Como vocês podem ver a direita desse blog, apoiamos a campanha doação de orgãos, e para mostrar nosso apoio quero mostrar uma reportagem que saiu no jornal aqui da cidade, o "Jornal de Limeira", que fala da situação da captação de orgãos na cidade...

Os hospitais de Limeira ainda não realizaram nenhuma captação de órgãos para doação neste ano. Na Santa Casa, duas pessoas se tornaram doadores potenciais, mas as famílias não autorizaram a doação. A cidade vai na contramão do País na questão dos transplantes. Dados do Ministério da Saúde, divulgados anteontem, mostram um aumento de 24,3% nos transplantes no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2008.

O quadro em Limeira preocupa. Os números na cidade são considerados baixos pelo coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Limeira, o médico Claudiney Lotufo, que, ainda assim, vê 2009 como atípico, já que ao longo dos anos a população tem se tornado mais consciente sobre a doação de órgãos.



Nesta última semana,a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lançou uma campanha que visa incentivar o diálogo entre familiares e amigos sobre a doação de órgãos. A ABTO informou que cerca de 60 mil pessoas aguardam na fila por doadores. Segundo a Santa Casa, a fila é única e nacional e o hospital é capacitado a realizar a captação dos órgãos dos pacientes com morte cerebral e em condições clínicas.

O coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas (HC) de Campinas, Luiz Antônio da Costa Sardinha, disse que a maioria dos casos que precisam de doação é em decorrência de problemas renais. "Há 13,3 mil pessoas no Estado de São Paulo aguardando por um rim", afirmou.

A equipe do HC é responsável pela captação dos órgãos nas cidades de toda a região. "Quando há um potencial doador em alguma das cidades da região, somos notificados, realizamos exames para diagnosticar a morte encefálica e contatamos a família sobre a viabilidade", relatou.

Segundo Sardinha, o quadro de doadores melhorou bastante nos últimos anos. "Neste primeiro semestre, a recusa por parte da família para a doação aconteceu em apenas 25% dos casos, enquanto que em 2006, por exemplo, aconteceu em 60%", comentou.

Lotufo relatou que na cidade já houve, anteriormente, até três captações ao ano. "Não termos realizado nenhuma captação é preocupante, pois está abaixo do esperado, mas acredito que seja uma infeliz coincidência, pois o quadro havia melhorado", afirmou.

Em 2008 houve apenas uma captação, enquanto 2009 segue sem nenhum doador. O médico disse que, em geral, os doadores são jovens, com média de 20 a 25 anos, uma vez que a morte encefálica acontece por traumas cranianos causados por acidentes no trânsito, quedas ou tiro.

"Por serem vítimas jovens, as famílias não querem aceitar a retirada dos órgãos, acreditando que há esperança do paciente voltar a viver", comentou. Segundo o médico, o ideal é que todos conversem sobre o assunto com familiares, deixando claro a vontade de ser doador. "Precisamos estar em campanha constantemente para divulgar a importância da doação de órgãos", disse.

CAMPANHA
Segundo a ABTO, o País ainda tem um grande desafio pela frente, já que o número de doadores é significativamente menor que a necessidade. Para isto, a associação lançou uma campanha que tem o objetivo de incentivar a doação por meio da conscientização da população.

A campanha marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, que ocorre hoje e pretende desmistificar, informar e conscientizar.
O guia "Orientações sobre doação de órgãos", produzido pelo Grupo Estado, em parceria com a ABTO, também faz parte da campanha. O conteúdo está disponível para download no site www.abto.org.br/estendaamao .

Link da Noticia


Agora me Respondam, apesar da dor das familias que destaquei no texto, como negar a chance de salvar uma vida? Como se recusar a dar o apoio a quem tanto precisa? Por que deixar um orgão apodrecer abaixo da Terra, ao invez de doa-lo e dar uma nova vida a alguem ja sem esperanças?

É Lamentavel que ainda existam pessoas desse tipo, sem cabeça e que não pensam nos outros, muito triste realmente, sei que pareço meio duro demais, mas as familias poderiam pensar que elas podeme star nessa situação um dia e precisar da mesma forma que outras pessoas precisam hoje... Enfim, espero que os limeirenses abram a mente e vejam que doar é o que há, afinal, estamos dando uma nova chance de viver a uma pessoa (Serei doador com certeza...)

Enfim, esse é apenas um post para abrir a mente das pessoas, em busca de salvar vidas, espero que adiante para algo...

0 comentários:

Seguidores

Publicidade

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP